quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educação Alimentar

É muito comum nos dias de hoje as escolas oferecerem aulas extras que busquem concientizar os alunos e melhorar assim a qualidade de vida do cidadão do futuro. Na escola onde leciono acontecem todas as quartas-feiras aulas em período integral. Nestes dias os alunos da escola têm aulas de educação física, filosofia, inglês, educação financeira e educação alimentar, aulas as quais as crianças participam com bastante entusiasmo. Dentre estas aulas extras, a de educação alimentar é um desafio constante, pois tem a intenção de fazê-los compreender a importância de uma alimentação saudável e a moderação no consumo de açucares e gorduras, tão apreciados pela galerinha.
A educação alimentar busca mostrar que todos os alimentos tem sua importância para o nosso organismo, e que devemos consumir de tudo um pouco, porém com prudência e bom senso. No sentido de auxiliar na escolha pelos alimentos e a quantidade que deve ser ingerida de cada, foi criada uma pirâmide alimentar, onde está especificado a quantidade de cada grupo de alimentos que devemos consumir diariamente. Cada divisão da pirâmide propõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água que devemos agregar a nossos cardápios.
Todos os grupos de alimentos são importantes para o nosso organismo porque possuem funções diferentes para o bom funcionamento do corpo humano:
As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas.
Os carboidratos nos fornecem energia
As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo.
As fibras normalizam o funcionamento do intestino e controlam a glicose e o colesterol do sangue.
A água, além de hidratar o organismo, auxilia no transporte dos nutrientes.
Estes hábitos devem ser incorporados à alimentação das crianças desde seu nascimento, pois a carência de vitaminas acarreta em sérios problemas de saúde, além de serem eles os responsáveis pela boa formação dos nossos dentes, ossos, músculos e tecidos.
Vale ressaltar que o sucesso deste aprendizado depende não só de uma instrução acerca de hábitos saudáveis, mas também do respeito pelo paladar infantil, uma vez que o prazer pelo alimento tem um grande significado em nossas vidas. Negociar estes prazeres, transformando-os em uma alimentação saudável faz parte do processo de aprendizagem da educação alimentar. É assim que procuro trabalhar, como professora da disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário