domingo, 8 de maio de 2011

Decanatos Zodiacais

Continuando minha série sobre os signos e suas possibilidades, ainda falta falar sobre os decanatos zodiacais. Até pouco tempo atrás eu mesma não fazia ideia do que se tratavam os decanatos, para que serviam e como podiam influenciar um signo. Mas vamos lá...

A roda do zodíaco, assim como qualquer outra roda, possui 360 graus e é dividida em doze partes iguais, uma para cada signo, o que dá um total de 30 graus para cada. Essas doze partes estão divididas por 4, formando cada uma um conjunto de 3 partes. É assim que são constituídos os signos zodiacais que são em número de doze. O Sol percorre um caminho em volta da Terra, circulando pelos doze signos ao longo do ano solar.


As datas de ingresso do Sol em cada signo podem variar de ano para ano. Isso é devido ao fato do movimento convencional do Sol não acontecer sempre com a mesma velocidade, de forma que o ingresso do Sol num signo muda de ano para ano. Os signos pertencem por Triplicidade aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, e por quadrantes, as qualidades, Cardeal, Fixo e Mutável.

Uma vez que cada signo tem 30 graus, e cada um possui 3 decanatos, cada decanato tem então 10 graus. Cada decanato tem como regente o planeta que possui maior força naqueles 10 graus. Vale ressaltar que os primeiros 10 graus terminam em 9,59, o seguinte termina a 19,59 e o terceiro decanato em 29,59, uma vez que em 30 já se inicia o primeiro decanato do próximo signo.
Verdade ou mentira, os decanatos explicam muito sobre as diferentes personalidades entre pessoas de um mesmo signo. Não basta ser de Escorpião, é preciso ter o mesmo signo ascendente e o mesmo decanato para que alguém realmente tenha as mesmas características que eu tenho, por exemplo. Interessante!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário