sábado, 21 de maio de 2011

A arte do cinema

Alexandre Magno, sobrinho querido, criou um blog muito interessante voltado a analisar os melhores exemplares da setima arte. Apaixonado por cinema e diretor de alguns curtas-metragens, Alexandre criou o blog A arte do cinema vale a pena conferir.
resenhafilmes.blogspot.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educação Alimentar

É muito comum nos dias de hoje as escolas oferecerem aulas extras que busquem concientizar os alunos e melhorar assim a qualidade de vida do cidadão do futuro. Na escola onde leciono acontecem todas as quartas-feiras aulas em período integral. Nestes dias os alunos da escola têm aulas de educação física, filosofia, inglês, educação financeira e educação alimentar, aulas as quais as crianças participam com bastante entusiasmo. Dentre estas aulas extras, a de educação alimentar é um desafio constante, pois tem a intenção de fazê-los compreender a importância de uma alimentação saudável e a moderação no consumo de açucares e gorduras, tão apreciados pela galerinha.
A educação alimentar busca mostrar que todos os alimentos tem sua importância para o nosso organismo, e que devemos consumir de tudo um pouco, porém com prudência e bom senso. No sentido de auxiliar na escolha pelos alimentos e a quantidade que deve ser ingerida de cada, foi criada uma pirâmide alimentar, onde está especificado a quantidade de cada grupo de alimentos que devemos consumir diariamente. Cada divisão da pirâmide propõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água que devemos agregar a nossos cardápios.
Todos os grupos de alimentos são importantes para o nosso organismo porque possuem funções diferentes para o bom funcionamento do corpo humano:
As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas.
Os carboidratos nos fornecem energia
As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo.
As fibras normalizam o funcionamento do intestino e controlam a glicose e o colesterol do sangue.
A água, além de hidratar o organismo, auxilia no transporte dos nutrientes.
Estes hábitos devem ser incorporados à alimentação das crianças desde seu nascimento, pois a carência de vitaminas acarreta em sérios problemas de saúde, além de serem eles os responsáveis pela boa formação dos nossos dentes, ossos, músculos e tecidos.
Vale ressaltar que o sucesso deste aprendizado depende não só de uma instrução acerca de hábitos saudáveis, mas também do respeito pelo paladar infantil, uma vez que o prazer pelo alimento tem um grande significado em nossas vidas. Negociar estes prazeres, transformando-os em uma alimentação saudável faz parte do processo de aprendizagem da educação alimentar. É assim que procuro trabalhar, como professora da disciplina.

domingo, 8 de maio de 2011

Decanatos Zodiacais

Continuando minha série sobre os signos e suas possibilidades, ainda falta falar sobre os decanatos zodiacais. Até pouco tempo atrás eu mesma não fazia ideia do que se tratavam os decanatos, para que serviam e como podiam influenciar um signo. Mas vamos lá...

A roda do zodíaco, assim como qualquer outra roda, possui 360 graus e é dividida em doze partes iguais, uma para cada signo, o que dá um total de 30 graus para cada. Essas doze partes estão divididas por 4, formando cada uma um conjunto de 3 partes. É assim que são constituídos os signos zodiacais que são em número de doze. O Sol percorre um caminho em volta da Terra, circulando pelos doze signos ao longo do ano solar.


As datas de ingresso do Sol em cada signo podem variar de ano para ano. Isso é devido ao fato do movimento convencional do Sol não acontecer sempre com a mesma velocidade, de forma que o ingresso do Sol num signo muda de ano para ano. Os signos pertencem por Triplicidade aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, e por quadrantes, as qualidades, Cardeal, Fixo e Mutável.

Uma vez que cada signo tem 30 graus, e cada um possui 3 decanatos, cada decanato tem então 10 graus. Cada decanato tem como regente o planeta que possui maior força naqueles 10 graus. Vale ressaltar que os primeiros 10 graus terminam em 9,59, o seguinte termina a 19,59 e o terceiro decanato em 29,59, uma vez que em 30 já se inicia o primeiro decanato do próximo signo.
Verdade ou mentira, os decanatos explicam muito sobre as diferentes personalidades entre pessoas de um mesmo signo. Não basta ser de Escorpião, é preciso ter o mesmo signo ascendente e o mesmo decanato para que alguém realmente tenha as mesmas características que eu tenho, por exemplo. Interessante!!